THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

sábado, 12 de junho de 2010

Abertura das Oficinas em Barra do Bugres-MT

A Ladainha ainda é feita por poucas pessoas no interior do Brasil podendo entrar em extinção se não preservada..


Na sonelidade de Abertura da Oficina de Fabricação de Viola de Cocho, aos dias Nove de Junho de Dois Mil e Dez, a pesquisadora da área de humanas da equipe do Pontão Viola de Cocho, Lívia Mendonça, conversou com o Professor e Pedagogo da Escola Municipal Herculano Borges, Manoel da Guia, que é o único da cidade a fazer ladainhas em latim.
Pai capelão, aperfeiçoou com o Senhor Josino Ramos, também professor de filosofia e já falecido cururueiro da cidade de Barra do Bugres. Manoel relatou que as pessoas não sabem ler ou escrever em latim mas que, por escutarem a ladainha, acabam memorizando algumas frases e desse modo, torna-se vivo, ainda que não por escrito a tradição da ladainha. Com o intuito de ter uma chance de tentar reviver, valorizar o Latim, Manoel também é tocador de Viola de Cocho há mais de 10 anos. Com a expansão da cidade, a multiculturalidade fez com que a ladainha se tornasse menos freqüente. "O Coordenador Municipal de Cultura de Rosário, Calmerindo Pereira, em sua fala, disse que as mudas, os jovens é a simbologia do novo e agradeceu o Ponto de Cultura Viola de Cocho pela frente tomada por ter um olhar bem vivo, carinhoso para com o município."- Disse
A Coordenadora do Pontão Viola de Cocho agradeceu a parceria realizada com o município e informou que a parceria com a SEC é uma parceria com o Governo Federal, Estadual e também Municipal- A salvaguarda é um projeto de tirar os formadores e detentores da cultura popular do fundo do quintal- fazer da cultura um meio de gerar renda e idealizar que a cultura seja algo não vergonhoso.
O pedreiro Rosalino que também é Vice-presidente da Associação de Artista Plástico de Barra do Bugres disse que a cultura devia ser ingressada nas escolas e enfatizou que, atualmente, os alunos nem o Hino Nacional cantam nas escolas mesmo porque não o sabem. A dificuldade de encontrar jovens que possam agregar valor social e cultural está raro de se encontrar porque não se capacita dentro das escolas essa liderança.É preciso despertar o interesse nas crianças.


Prefeito Wilson Francelno recebendo da Coordenadora Técnica o Livro Dossiê "Como Fazer Viola de Cocho"



0 comentários: